Classificação Veículos

Automóvel

Automóvel é o veículo com motor de propulsão, dotado de:

  • pelo menos quatro rodas,
  • com tara superior a 550 kg,
  • cuja velocidade máxima é, por construção, superior a 25 km/h,
  • e que se destina, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.

Classes e tipos de automóveis

  • Os automóveis classificam-se em:
  • ligeiros:
    veículos com peso bruto igual ou inferior a 3500 Kg e com lotação não superior a nove lugares, incluindo o do condutor;
  • pesados:
    veículos com peso bruto superior a 3500 Kg ou com lotação superior a nove lugares, incluindo o do condutor.

Os automóveis ligeiros ou pesados incluem-se, segundo a sua utilização, nos seguintes tipos:

  • de passageiros: os veículos que se destinam ao transporte de pessoas;
  • de mercadorias: os veículos que se destinam ao transporte de carga.Os automóveis de passageiros e de mercadorias que se destinam ao desempenho de função diferente do normal transporte de passageiros ou de mercadorias são considerados especiais, tomando a designação a fixar em regulamento, de acordo com o fim a que se destinam.

As categorias de veículos para efeitos de aprovação de modelo são fixadas em regulamento.

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

Motociclo é o veículo dotado de:

  • duas rodas,
  • com ou sem carro lateral,
  • com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm³, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

Ciclomotor é o veículo dotado de:

  • duas ou três rodas,
  • com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h,
  • cilindrada não superior a 50 cm³,
  • cuja potência máxima não exceda 4 KW, tratando-se de motor eléctrico;

Triciclo é o veículo dotado:

  • de três rodas dispostas simetricamente,
  • com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm³, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 Km/h.
  • 

Quadriciclo é o veículo dotado de quatro rodas , classificando-se em :

ligeiro:

  • velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45Km/h,
  • cuja massa sem carga não exceda 350 Kg, excluída a massa das baterias no veículo eléctrico
  • com motor de cilindrada não superior a 50 cm³, no caso de motor de ignição comandada, ou cuja potência máxima não seja superior a 4 KW, no caso de outros motores de combustão interna ou de motor eléctrico.

– pesado:

  • com motor de potência não superior a 15KW
  • cuja massa sem carga, excluída a massa das baterias no caso de veículos eléctricos, não exceda 400 Kg ou 550 Kg, consoante se destine, respectivamente ao transporte de passageiros ou de mercadorias.

Veículos agrícolas

Tractor agrícola ou florestal é o veículo com motor de propulsão, de dois ou mais eixos, cuja função principal reside na potência de tracção, especialmente concebido para ser utilizado com reboques, alfaias ou outras máquinas destinadas a utilização agrícola ou florestal.

Máquina agrícola ou florestal é o veículo com motor de propulsão, de dois ou mais eixos, destinado exclusivamente à execução de trabalhos agrícolas ou florestais, que só excepcionalmente transita na via pública, sendo considerado pesado ou ligeiro consoante o seu peso bruto exceda ou não 3500 Kg.

Motocultivador é o veículo com motor de propulsão, de um só eixo, destinado à execução de trabalhos agrícolas ligeiros, que pode ser dirigido por um condutor a pé ou em reboque ou retrotrem atrelado ao referido veículo.
O motocultivador ligado a reboque ou retrotrem é equiparado, para efeitos de circulação, a tractor agrícola.
Tractocarro é o veículo com motor de propulsão, de dois ou mais eixos, provido de uma caixa de carga destinada ao transporte de produtos agrícolas ou florestais e cujo peso bruto não ultrapassa 3500 Kg, sendo equiparado, para efeitos de circulação, a tractor agrícola.

Outros veículos a motor

Veículo sobre carris é aquele que, independentemente do sistema de propulsão, se desloca sobre carris.

Máquina industrial é o veículo com motor de propulsão, de dois ou mais eixos, destinado à execução de obras ou trabalhos industriais e que só eventualmente transita na via pública, sendo pesado ou ligeiro consoante o seu peso bruto exceda ou não 3500 Kg.

Reboques

  • 1 – Reboque é o veículo destinado a transitar atrelado a um veículo a motor.
  • 2 – Semi-reboque é o reboque cuja parte da frente assenta sobre o veículo a motor, distribuindo o peso sobre este.
  • 3 – Os veículos referidos nos números anteriores tomam a designação de reboque ou semi-reboque agrícola ou florestal quando se destinam a ser atrelados a um tractor agrícola ou a um motocultivador.
  • 4 – Máquina agrícola ou florestal rebocável é a máquina destinada a trabalhos agrícolas ou florestais que só transita na via pública quando rebocada.
  • 5 – Máquina industrial rebocável é a máquina destinada a trabalhos industriais que só transita na via pública quando rebocada.
  • 6 – A cada veículo a motor não pode ser atrelado mais de um reboque.
  • 7 – É proibida a utilização de reboques em transporte público de passageiros.

Exceptua-se do disposto nos n.ºs 6 e 7 a utilização de um reboque destinado ao transporte de bagagem nos veículos pesados afectos ao transporte de passageiros, de reboques em comboios turísticos, bem como, nos termos a fixar em regulamento local, de reboques em tractores agrícolas ou florestais.

Veículos únicos e conjuntos de veículos

Consideram-se veículos únicos:

  • o automóvel pesado composto por dois segmentos rígidos permanentemente ligados por uma secção articulada que permite a comunicação entre ambos;
  • o comboio turístico constituído por um tractor e um ou mais reboques destinados ao transporte de passageiros em pequenos percursos e com fins turísticos ou de diversão.

 

Cosideram-se Conjuntos de veículos:

  • Conjunto de veículos é o grupo constituído por um veículo tractor e seu reboque ou semi-reboque.
    Para efeitos de circulação, o conjunto de veículos é equiparado a veículo único.

 

 

Velocípedes

  • Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
  • Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25KW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.

Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor e as trotinetas com motor são equiparados a velocípedes.

Reboque de veículos de duas rodas e carro lateral

Os motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores e velocípedes podem atrelar, à retaguarda, um reboque de um eixo destinado ao transporte de carga.
Os motociclos de cilindrada superior a 125 cm³ podem acoplar carro lateral destinado ao transporte de um passageiro.

Características dos veículos

As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.

Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.

Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.

O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação aqui referida ou infringindo as normas que disciplinam o seu fabrico e comercialização é sancionado com coima de € 600 a € 3000 se for pessoa singular ou de € 1200 a € 6000 se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos no momento da verificação da infracção.

É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados.

Quem infringir o disposto no parágrafo anterior, é sancionado com coima de € 250 a € 1250, sendo em ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

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