Outros

FORMAS

Luzsetas

Os sinais luminosos do sistema principal podem também apresentar as seguintes formas, respectivamente:
Seta negra sobre fundo circular vermelho;
Seta negra sobre fundo circular amarelo;
Seta verde sobre fundo circular negro.
Neste caso, as indicações dadas por aqueles sinais referir-se-ão apenas ao sentido ou sentidos indicados pelas setas. A seta vertical dirigida para cima significa, consoante os casos, proibição ou autorização de seguir em frente.

SISTEMAS SUPLEMENTARES

Luzes verdes suplementares

O sistema principal pode ser completado com uma ou mais luzes verdes suplementares, apresentando a forma de setas sobre o fundo circular negro.
Neste caso, independentemente da indicação dada pelas luzes do sistema principal, os condutores podem prosseguir a marcha, devendo fazê-lo no sentido ou sentidos indicados pela seta da luz verde suplementar.
As luzes suplementares deverão situar-se junto da luz verde daqueles sistema e ao mesmo nível que esta.
A luz verde não poderá estar acesa simultaneamente com qualquer outro do mesmo sistema.Exceptuam-se os casos das luzes verdes suplementares aqui referidas que poderão autorizar a marcha independentemente dos sinais transmitidos pelo sistema principal.

BUS

 Bus
O sistema principal de luzes pode ser completado por um sinal constituído pela inscrição “BUS” a verde sobre fundo circular negro.
Este sinal autoriza os veículos de transporte colectivo a iniciar ou prosseguir a marcha, só podendo ser associado a corredores de circulação.

Vias de sentido reversível

A afectação de vias de sentido reversível, materializadas pelas linhas de sentido reversível, a um ou outro dos sentidos de trânsito deve ser regulada por um sistema de duas luzes colocadas por cima de cada uma daquelas vias, com o seguinte significado.

  Vias de sentido reversívelVermelho

Luz vermelha Apresentando a forma de duas barras inclinadas, cruzadas em diagonal, sobre fundo preto.Indica proibição de circular na via de trânsito a que respeita.

 Vias de sentido reversívelverde

Luz verde Apresentando a forma de uma seta vertical com a ponta para baixo sobre fundo preto. Indica autorização para circular na via de trânsito a que respeita.

Sinais específicos para o transporte colectivo de passageiros.

Para regular o trânsito de veículos de transporte colectivo de passageiros, podem ser utilizados sinais constituídos por luzes brancas apresentando as formas e com os significados seguintes:

Barra vertical sobre fundo circular negro

Barra vertical sobre fundo circular negro: Passagem autorizada.

Barra horizontal sobre fundo circular negro

Barra horizontal sobre fundo circular negro: passagem proibida.

SINAIS PARA PEÕES

A sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de peões é constituída por um sistema de duas luzes, com as cores vermelha e verde, a que corresponde o seguinte significado:

VermelhPeoes

Luz vermelha
Proibição de os peões iniciar o atravessamento da faixa de rodagem. Esta luz deverá apresentar a forma de um peão imóvel.

 VerdePeoes

Luz verde
Autorização para os peões passar; quando intermitente, indica que está iminente o aparecimento da luz vermelha. Esta luz verde deverá apresentar a forma de um peão em andamento.
Estas luzes devem ser colocadas verticalmente, pela seguinte ordem, de cima para baixo: vermelho e verde.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: